Clínica de Recuperação Revive

Resgate:

Atendimento e Remoção 24 horas

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO – TRATAMENTO PARA JOGO PATOLÓGICO

 

Apostar em jogos de azar é um comportamento de origem remota no mundo e de frequência elevada no atual Brasil, o sonho é ficar rico do dia para a noite. Do jogo do bicho aos videogames, passando por cassinos, corridas de cavalos, videopôquer e bingo, o jogo é praticado como forma de lazer.

Em 1.850 antes de Cristo, já haviam regras inseridas no código de Hamurabi restringindo o jogo. Na Bíblia também aparecem registros sobre o jogo no Livro de “Números”, Antigo Testamento.

Essa atividade lúdica e banal de apostar em jogos de azar, porém, pode transformar-se em um comportamento que foge ao controle do indivíduo, caracterizando-se como Dependência em muitos aspectos similar à Dependência Química de drogas e álcool como por exemplo a abstinência e a tolerância, justificados por um possível substrato fisiológico comum dessas dependências.

A Dependência em Jogos, ou Jogo Patológico, foi formalmente reconhecida como um comportamento patológico segundo critérios psiquiátricos.

Em 1.994, em seu Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais IV (DSM-IV), o Jogo Patológico foi caracterizado principalmente pela persistência e recorrência do comportamento de jogar indicado pela presença de algumas observações, entre elas:

(1). Preocupação excessiva com o jogo;

(2). Necessidade de apostar quantias de dinheiro cada vez maiores, a fim de obter a excitação desejada;

(3) Esforços repetidos e fracassados no sentido de controlar, reduzir ou cessar com o jogo;

(4). Inquietude ou irritabilidade, quando tenta reduzir ou cessar com o jogo;

(5). Após perder dinheiro no jogo, frequentemente volta outro dia para ficar quite (recuperar o prejuízo);

Dentre outros, que vai desde o hábito de mentir à família e amigos a cometer atos ilícitos para conseguir recursos e se manter firme na jogatina.

O Jogo Patológico é um problema gravíssimo, principalmente pelos prejuízos que provoca e pela extensão de sua prevalência. Danos financeiros, legais, médicos e psicológicos são algumas das consequências quando o jogador patológico se encontra na “Faze do Desespero”. Esse período é caracterizado pelo aumento de tempo e dinheiro gasto com o jogo e pelo afastamento da família, que percebe que o jogador patológico não só não paga suas dívidas, como também continua a jogar desenfreadamente. Um estado de pânico aparece, uma vez que o dependente em jogos começa a se dar conta do tamanho de sua dívida, do seu desejo de pagá-la prontamente, do isolamento de familiares e amigos, da reputação negativa que passou a ter em seu meio e, finalmente, de um desejo nostálgico de recuperar os primeiros dias de vitória. A percepção desses fatores pressiona o jogador patológico e o comportamento de jogar aumenta ainda mais, na esperança de um ganho que possa resolver todos esses problemas. Alguns passam, então, a utilizar recursos ilegais para obter dinheiro, sendo frequentemente processados judicialmente, ameaçados, etc.

Nessa fase, é comum a exaustão física e psicológica, sendo frequentes a depressão e pensamentos suicidas. Quando a situação chega ao extremo, há suicídio, prisão ou uma fuga do ambiente. Devido a toda complexidade e delicadeza do caso, é muito importante a família procurar ajuda de uma clínica de recuperação especializada para dar início ao tratamento do jogador patológico.

A Clínica de Recuperação Revive disponibiliza Tratamento Especializado para Jogo Patológico, através de um atendimento e acompanhamento multidisciplinar com profissionais especialistas, sendo o Dependente em Jogos atendido e acompanhado por médico psiquiatra, psicólogos, terapeutas e enfermagem. A base do tratamento para o jogador patológico consiste, além de outras áreas, nas abordagens psicanalíticas, cognitivas e comportamentais do paciente para que se obtenha o êxito em reabilitá-lo do vício de jogar e tratar todas as esferas da vida do paciente recuperando, com qualidade, uma vida saudável, estável e feliz.

Informações

Aviso
Clínica de Recuperação Revive

Temos os melhores tratamentos da região. Tratamento para dependência do álcool e tratamento para tratamento das drogas



 

× WhatsApp